quarta-feira, 14 de março de 2012

Guest Post: "Pra ser mulher"

-- Tira essa tinta vermelha da boca, menina! Tá parecendo puta!

Mas ela tinha uma admiração quase literária pela Marilyn Monroe. Achava lindo quando ela cantava que diamantes são os melhores amigos das garotas, mesmo nunca tendo visto um. Um dia que quebrou um copo de vidro se pegou analisando os cacos e se perguntando se diamantes se pareciam com aquilo. Então, ela concluiu que sim, mas que não eram triangulares e frágeis, nem sujos de suco de morango.

Não podia ser a Marilyn. Gostou depois de Cyndi Lauper. Quis pintar o cabelo de laranja e cortar um lado só. Gostava muito quando ela cantava sobre as cores. Não sei o que sobre as cores. Mas achava lindo sem saber. Aí um dia perguntou pra professora, que tinha viajado pros Estados Unidos, alguma coisa sobre a Cyndi. A professora respondeu que "essa mulher" corrompia a juventude do mundo inteiro quando cantava uma música sobre a libertação sexual feminina. "Que absurdo!".

Ser a Cyndi era muito ousado. Ela levou um tapa ao dizer "Não vou ficar na cozinha só por ser mulher!" e soube que talvez ser fosse mais difícil do que parecia. Pensou que mais fácil seria crescer primeiro pra depois pensar nesse outro verbo aí, que dá tanto trabalho. E via todo 8 de março admirando a poesia de não ser nada naqueles cartazes, carregados por divas desconhecidas que cantavam a coragem que ela não.
Aí acordou um dia e descobriu que tinha um emprego, mais de 18 anos, um carro e um cérebro. Disse pro reflexo: eu não preciso disso - e saiu pra ser Mulher.

Thayomara Amaral, convidada do Chatas de Atenas para dividir suas palavras.

Pessoas,

Esse é o primeiro Guest Post do Chatas, ou seja, o texto de alguém que é chato também, mas que não faz parte de nosso elenco efetivo.
Thayô é minha amiga de longa data, uma garota musical, que aprendeu a sorrir para fotos. Espero que gostem da chatice dela, eu achei simbólico e me identifiquei bastante.


E para ficar melhor ainda, Mafalda, minha eterna companheira e inspiração (dizem até que somos parecidas, imagine!). A tirinha que escolhi lembra uma história de aeroporto que vivenciei, tentei convencer uma moça que estava largando tudo para casar a voltar e continuar os estudos. Bom, ela deve estar bem feliz em Florianópolis, pelo menos espero.


Um comentário: