domingo, 11 de março de 2012

Lugar de mulher é na... Revolução!

QUEIMEMOS SUTIÃS! Porque mulher na revolução é isso, não é mesmo? Queimar sutiã, abolir salto alto, maquiagem, cílios postiços, espartilhos, não se depilar e coisa e tal! Este fato histórico talvez seja, na cabeça do senso geral, mais notável até que o sufrágio feminino (que foi uma bendita revolução).

- Não adianta bancar feminista nos dias de hoje. Olhe para a história, a mulher já conseguiu tudo o que queria. Você tá apenas querendo um motivo pra ser chata.

A revolução deve existir a partir do momento em que ainda não estamos satisfeitas. Há, ainda, resquícios históricos do patriarcalismo, imposições religiosas e condutas sociais sexistas. E, enquanto estes insistirem em meter seus narizes em nossos corpos, nossos sexos, nossas sexualidades e em nossas roupas, lugar de mulher é, incondicionalmente, na luta pela queda dessa bastilha opressora.

Mãe e filho na Marcha das Vadias - Campo Grande, MS

Voltando-se para a história. Devemos algo à revolução feminista?
Se hoje podemos dizer que não somos propriedade de homem algum, podemos nos inserir no poder político, votar e ser votadas e gozar de muitas outras conquistas, devemos tudo isso a algumas mulheres consideradas revolucionárias radicais e loucas de uma época não tão distante.

Mas não fechemos o foco apenas na revolução feminista.

Em muitas revoluções ao longo da história, mulheres foram muitas vezes silenciadas pelo pensamento sexista ao demandar participação. Ainda assim, levantaram sua voz para deixar claro que não são o segundo sexo. É bom lembrar que por aí existiram, e existem, muitas Marias bonitas, Soldaderas zapatistas e Simones beauvoirianas.

Comuna de Paris, Woman’s Lib, Praça Tahir, OccupyWall Street, Marcha das Vadias... Lugar de mulher é na Revolução, ou onde ela quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário