quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mulheres de Edgar Degas

Parisiense, burguês, irônico, impressionista. Degas foi um dos tantos artistas que desistiu da carreira de direito para entrar na Escola de Belas Artes, e se destacava por certa divergência do seu grupo artístico.   Da aversão à pintura ao ar livre à conciliação do "velho" e "novo" em sua obra, na primeira mostra de artistas impressionistas, graças a sua temática urbana moderna, recebeu as melhores críticas.

Engomadeiras, 1884-1886

Sua trajetória artística contou com várias fases, mas em quase todas elas a figura feminina era fundamental. Degas chegou a dedicar-se à pintura histórica, até 1865. Na década seguinte, porém, pintou uma série de cenas de prostíbulos, com corpos arredondados e disformes, rompendo de certa forma com as habituais figuras pictóricas femininas da época. 
Esperando o Cliente, 1876-1877
Degas também é muito conhecido por suas cenas de balé e ópera. As bailarinas do artista exibiam seus corpos em um movimento rítmico, essencial.

Balé (A estrela), 1876-1877

Músicos, 1870-1871

A crítica parisiense, apesar de diferenciá-lo positivamente dos demais impressionistas na primeira mostra do grupo impressionistas - elogiando Engomadeiras (primeira imagem do texto) e o considerando "o pintor mais digno de nota do grupo" no jornal L'Indipéndance Belge -, o critica duramente em Mulheres na terraça de um café à noite. Um grupo de prostitutas de fisionomias não consideradas belas se divertindo num café: a certeza da reprovação pela moral do motivo da obra. Degas demonstra pintar de forma impecável os temas da vida moderna. Em O Absinto, destaca-se o olhar de degradação da mulher, como retrato da sociedade da época.

Mulheres na terraça de um café à noite, 1877
Em um café (O Absinto), 1875-1876
A partir da década de 1880, teve um enfraquecimento da visão e passou a trabalhar também com esculturas. A temática e as personagens eram as mesmas. A pequena bailarina de 14 anos também fora duramente criticada por sua aparência primitiva e grotesca. Sua modelo tinha origem pobre e havia sido pintada outras vezes por Degas. 
A tina, em escultura
A pequena bailarina de 14 anos, 1880
Na mesma época, as mulheres de Degas são representadas em atividades cotidianas, nuas. A série de trabalhos consistia em retratar mulheres que se banham, se enxugam, se penteiam, etc. A impressão ao olhar obras dessa temática é de que se espia pelo buraco da fechadura o corpo feminino; mas sempre destituído de maiores narrações e contextualizações. Figuras femininas nem um pouco românticas ou exaltadas. Eram apenas objetos de estudo. "A mulher representada como fêmea, em sua animalidade, quase uma ilustração de um tratado de zoologia", segundo Gustave Geoffroy. 


A tina, 1886

Banhista deitada ao sol, 1886-1888

Depois do banho, 1896
"Uma gata que se lambe", escreveu o crítico Octave Maus em L'Art Moderne. O pintor chega a confessar, na época, ao amigo Walter Sickert: "Talvez eu tenha me excedido ao ver a mulher como um animal". Um animal, sim. Mas certamente repleto de beleza.



Um comentário:

  1. Essa série tá boa!

    Não consegui ler sem lembrar deste texto da Elvira Vigna: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/08/11/tentativas-sobre-conto-um-ensaio-de-elvira-vigna-459736.asp

    ResponderExcluir