domingo, 1 de julho de 2012

Machismo é paia!

Teresina, a cidade natal da que vos fala e de mais gente teimosa e repleta de sol. Na última sexta-feira, 29 de Junho, a capital do Piauí, que tem cerca de 1.150.000 habitantes, se viu sacudida por uma multidão de vadias e vadios, de todas as idades, cores, sabores e amores. Foi uma festa bonita de se ver.

Havia naqueles caminhantes uma alegria e força que traduziam o que é a cidade, um mundo que cisma em viver bem no meio do Nordeste. A I Marcha das Vadias de Teresina aconteceu, parou o trânsito e tem provocado nas pobres almas que se recusam a aceitar o diferente, uma verdadeira inquietação. 

Viemos para isso mesmo, gritar no seu ouvido que mulher não é puta e nem santa, mulher é, assim como o homem, ser humano e tem o direito de ser respeitada, independente da roupa, maquiagem, cor do cabelo ou seja lá o que for. 

Se você acha "feio" ser vadia ou que "não precisa usar essa palavra", tudo bem, mas saiba, movimentos como esse dificilmente morrerão porque parte da sociedade reage negativamente, não compreende ou censura. Queremos é justamente provocar e acima de tudo, mostrar aos machistas de plantão que pertencemos a nós mesmas somente; e (in) felizmente, os desgostosos ainda vão ouvir falar muito de nós, a Marcha das Vadias veio para ficar. 

E a Marcha de Teresina veio maravilhosamente linda, na paz completa. Mais de quinhentas pessoas preenchendo as ruas, cada um com seu cartaz, grito e energia. Famílias, casais, mulheres, crianças e homens! Quantos homens! Achei uma coisa tão bonita, o clima era de descontração, festa mesmo, dessas de quando junta um monte de amigos pra fazer barulho.

Cheguei em casa com RES PEITO escrito no colo, quando lavei a tinta percebi a mágica das boas ideias, o respeito cravou em mim e não há no mundo quem apague, está na carne, no sangue e no sorriso. Eu sou vadia sim, livre e sem medo. Simone de Beauvoir tinha razão, 'On ne naît pas femme, on le devient" (não se nasce mulher, torna-se). Com meus poucos dezoito anos eu descobri que sou mulher, em meio a uma multidão de vadias. 



FOTOS: 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário