segunda-feira, 19 de março de 2012

Nosso corpo, nosso sexo.

Certavez, um canal de televisão francês lançou a várias mulheres cineastas aseguinte pergunta: O que significa ser mulher? A ideia era promover umcine-panfleto que aborda a condição feminina e como viver seu corpo, seu sexo.Uma resposta foi o Réponse de femmes:Notre corps, notre sexe de Agnès Varda, curta-metragem que considero magnifique! e achei digno trazer aquipro chatas.

Agnèsnasceu na Bélgica e foi radicada na França. Formou-se em fotografia e dedicou,e ainda dedica, sua vida ao cinema. É considerada a avó do Nouvelle Vague. Umaquerida! Pra conhecer algumas de suas obras, clique aqui.

Afinal,o que significa ser mulher? Tendo esclarecido em nossas mentes que SEXO NÃO ÉGÊNERO, a resposta pra essa pergunta não pode considerar uma óticatotalitarista. Sendo assim, são mulheres:
- Quemnasceu do sexo feminino, tornou-se mulher e se considera mulher;
- Quem,por algumas vezes, está mulher.
- Quem,independentemente de já ter passado ou não por uma cirurgia de mudança de sexo,tornou-se mulher.
Sermulher, estar mulher, tornar-se mulher. Essascondições ainda podem ser assunto de muitos textos aqui no chatas.

Bem,levando em conta que o curta é de 1975, devemos nos situar na linha do tempo daluta das mulheres. Passados alguns avanços nos direitos femininos, iniciados em1960, a mulher passou a ter uma maior liberdade. Essa “saída da mulher daobscuridade” aliada com a era de ouro do capitalismo pós-guerra (e com acrescente publicidade consumista da época) gerou uma grande objetivaçãomidiática e cultural da mulher. Vale ressaltar que culturalmente somos objetosdesde sempre, né mesmo?

Oscorpos em voga no vídeo são os femininos, especificamente aqueles com vaginas,úteros e cia. Trata-se da mulher sob ótica do sexo, não gênero.



Você vive em contradição quando está em umcorpo de mulher. Somos doutrinadas a esconder nosso corpo, ter vergonha do nosso sexo, donosso prazer. O machismo hereditário ensina isso a todas que cresceram comomulheres. E por vezes outras, na fase adulta, podemos ser cobradas para usarnosso corpo, exibí-lo, mas apenas se não ligarmos para rotulações como vadia,biscate ou puta que vêm de bocas tanto de homens quanto de mulheres.

Ser mulher é ser dona do seupróprio corpo, de suas próprias decisões e de suas auto definições. É nãoprecisar ser um objeto para se afirmar. É tomar controle de sua própriaevolução, reinventar o ser mulher. E,se for preciso reinventar alguns hábitos, relações sociais e até o amor: Nós(mulheres) concordamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário