segunda-feira, 21 de maio de 2012

Amanteigada

          Ninguém reconhecia mais aquela garota. Andava desnorteada pelos corredores da universidade, com o pensamento longe e passos lentos e zigue-zagueantes: nisso não havia nada fora do comum. Mas em seu olhar, ao invés da não-expressão dos dias anteriores, pingava certa característica infantil que fora se perdendo com o crescer das pernas. Via-se sorrirem, seus olhos.

       Seus movimentos corporais, antes retos e abruptos, paulatinamente faziam curvas, assim como o mexer de suas sobrancelhas. Todos seus diálogos e conversas casuais eram interrompidos, invariavelmente, por pausas em que olhava para o nada e sorria levemente, quase sem mover os músculos do rosto. Antes concentrada e objetiva, a garota tinha mais dificuldades de formar um pensamento sólido ou tomar posição diante das coisas. O derreter de uma manteiga fora da geladeira.

          Se dizia boba - e realmente o era. Tinha o hábito de não falar coisa com coisa, mas nunca com a doçura que adquirira recentemente. Parecia enfeitiçada, conduzindo sua vida de forma mais leve e clara. Flutuava, como o cair de uma pena prestes a encostar no chão.

         Certa vez foi conversar com uma de suas confidentes mais próximas, numa inquietação traçante - e ainda assim tão terna:

           - Não sei mais quem eu sou.

    Não era doença, não era alucinógeno, não era surto psiquiátrico. Todos reconheciam que sofria do maior clichê literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário